Pesquisar neste blog

Problemas da Tecnologia II

Júnior Grings

Continuando a série Problemas da Tecnologia, quero falar hoje sobre uma grande maravilha da era da informática, o corretor de textos. Trata-se uma ferramenta que uso e abuso, mas, sempre estou precavido do meu pequeno dicionário da língua portuguesa, e de um bom dicionário de sinônimos. A gramática é outra ferramenta fundamental sobre a mesa.

Assim como outros programas de digitação, no mais usado deles, o word, é comum que os corretores pregarem algumas peças. Isso se agrava, principalmente, quando estamos trabalhando com assuntos que demandam algumas palavras técnicas. Em determinados textos a escolha equivocada de uma palavra, que muitas vezes teima em aparecer sublinhada, pode alterar todo o contexto do enunciado.

Muitas pessoas acham que o computador não se engana. Esse é realmente o problema: o computador, não tem a mínima idéia sobre o que estamos escrevendo. Portanto, é impossível ele dar um parecer confiável.

Revisar um texto, sempre foi e sempre vai ser uma missão minuciosa. Os corretores existem para evitarmos erros grosseiros. Entretanto, aquela leitura com calma e atenção depois de escrevermos é sempre necessária. A tecnologia está aí, deve ser usada, mas nunca podemos dispensar nossa atenção e nossa visão crítica.

Um comentário:

  1. vou escrever o nome dos senhores na parede do meu quarto como a maior cambada de chatos da internet

    ResponderExcluir